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USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO

Ementa:

Estudo de usuários: conceitos, evolução e tendências. Usuários e sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Modelos de comportamento informacional. Tipos de usuários e não usuários: características e necessidades. Metodologias de estudo de usos e usuário.

Links:

   
   
   
   
   

 

 

Referências Básicas :

[1]
ChooCap2

CHOO, C. W. A organização do conhecimento : como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003. cap. 1 e 2 , p. 27-120.

[2]
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[3]
Figueiredo1994

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[4]  

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[5] RabelloREB

RABELLO, Odília Clark Peres. O usuário nos currículos de Biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia UFMG , Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 179-192, set. 1981. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/reb/

Referências Complementares

[6] Araujo_2013 ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS Porto Alegre, v. 19, n.1 , p. 213 - 238 , jan./jun. 2013
[7]
Araujo 2013 Enancib ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais. Comunicação oral apresentada ao GT03 - Mediação, Circulação e Uso da Informação do XIV ENANCIB. In: Anais do XIV ENANCIB , 2013.
[8]

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 23 - 39, jul./dez. 2010.

[9] texto ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila . Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. Comunicação oral apresentada ao GT03 - Mediação, Circulação e Uso da Informação do IX ENANCIB. In: Anais do IX ENANCIB , 2008.
[10]  

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários: uma abordagem na linha ICS. In: REIS, A. S e CABRAL, A. M. R. (org.) Informação, Cultura e Sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007. p. 81-100.

[11]

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[13]

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[15] DervinENilan

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[17] DIAS Grupo Focal

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[18]

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[19]

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[20]

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[21] GASQUE e COSTA GASQUE, Kelley C. G. Dias, COSTA, S. M. de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, jan./abr. 2010, p. 21-32. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1206/1355
[22]   GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Metodos y tecnicas para la investigacion del comportamiento informacional. Espana: Ediciones Trea, 2012. ISBN 9788497046718
[23]

JARDIM, José Maria e FONSECA, Maria Odila. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. Datagramazero , v. 5, n. 5, artigo 04, out. 2004. Disponível em http://dgz.org.br/out04/Art_04.htm

[24]

KULTHAU, C. Inside the Search Process: Information Seeking from the User's Perspective, Journal of the American Society for Information Science , vol. 42, pp. 361-371, 1991. Disponível em http://comminfo.rutgers.edu/~belkin/612-05/kuhlthau-jasist-91.pdf

[25]   LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
[26] TEXTO LIMA

LIMA, Ademir Benedito Alves de. Estudos de usuários. In: ________. Aproximação crítica à teoria dos estudos de usuários de biblioteca . Londrina: Embrapa-CNPso; Brasília: Embrapa-SPI, 1994. p. 46-85.

[27]   MARTUCCI, E. M. A abordagem sense-making para estudo de usuário . Documentos ABEBD3: Porto Alegre, 1997
[28]   McKENZIE, Pamela J. A modelo of information practices in accounts of everyday-life information seeking. Journal of Documentation. V. 59, n. 1, p. 19-40, 2003.
[29] MOSTAFA, Solange; LIMA, Admir; MARANON, Eduardo. Paradigmas teóricos da biblioteconomia e ciência da informação. Ciência da Informação , Brasília, v.21, n.3, p. 216-222, set./dez. 1992. Disponível em http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1295/930
[30] Capitulos 1 e 3 Nascimento

NASCIMENTO, Luciano Prado Reis. O usuário e o desenvolvimento de sistemas . Florianópolis: Visual Books, 2003. Cap. 1/3.

[31]

NASCIMENTO, Maria de Jesus, WESCHENFELDE, Sara. Necessidade de informação dos vereadores de Florianópolis: estudo de usuário. Informação & Sociedade : estudos. V. 12, n. 1, 2002.

[32] Nascimento Usuarios Brasil NASCIMENTO, Maria de Jesus. Usuário da informação como produção científica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.8, n. 2, p. 41-71, jan./jun. 2011– ISSN: 1678-765X. Disponível em http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/viewarticle.php?id=295&layout=abstract
[33] IncidenteCritico

PEREIRA, Maria Nazaré Freitas; GOMES, Hagar Espanha; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro; OLIVEIRA, Regina Maria Soares. A aplicação da técnica do incidente crítico em estudos de usuários da informação técnico-científica: uma abordagem comparativa. In: FOSKET, D. J. et al. A contribuição da psicologia para o estudo dos usuários da informação técnico-científica . Rio de Janeiro: Calunga, 1980. p. 43-71.

[34]  

RABELLO, Odília Clark Peres. O conteúdo do campo de conhecimento relativo a usuário de biblioteca. In: ________. Análise do campo de conhecimento relativo a usuário de biblioteca . Belo Horizonte: EB/UFMG, 1980 (dissertação, mestrado em Administração de Bibliotecas). Cap. 4. p. 18-93.

[35]   REA, L.M.; PARKER, R.A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2002.
[36]   SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, v. 77, n. 2, p. 109–132, 2007.
[37]] SIRIHAL DUARTE Grupo Focal SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo. Grupo focal online e offline como técnica de coleta de dados. Informação e Sociedade: estudos. João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 81-95, jan./abr. 2007. Disponível em http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/487/1467
[38]

WILSON, T. D. Human Information Behavior. Informing Science . v. 3, n. 2, 2000, p. 49-54.

             

 

Slides de Aulas :
Desenvolvimento do Campo de Estudos de Usos e Usuários da Informação
  Aula 1 PPT Aula 1 PDF Desenvolvimento do Campo de Estudos de Usos e Usuários da Informação (Aula 1 para o curso de Sistemas de Informação)
 
Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação
 

Estratégias para Elaboração e Aplicação de Questionários
Avaliação de um Estudo de Caso (Nascimento e Weschenfelde)

 
O modelo do paradigma tradicional: avaliação crítica de estudos de usuários
  Qualtrics Qualtrics Um software para criação de questionários - Qualtrics
 
O usuário da informação digital: o usuário no desenvolvimento de sistemas; usabilidade
 
Da abordagem tradicional à alternativa
 
A abordagem alternativa para Estudos de Usuários da Informação
Video Acesso Digital Biblioteca inclusiva Biblioteca inclusiva Vamos ver as diferencas com os olhos de uma crianca Acessibilidade e Inclusao Acessibilidade e Inclusao Acessibilidade e Inclusão
    Tendencias dos estudos de usuários Tendências dos Estudos de Usuários
    Comportamento versus práticas informacionais Comportamento informacional e Práticas Informacionais
Material Adicional
Vírus de biblioteca - uma divertida crítica aos usuários
    Orientacoes pratica investigativa Orientações para elaboração da Prática Investigativa
   
Estudo Dirigido 1A
Estudo dirigido n. 1 (Parte A)
    Estudo Dirigido 1B Estudo dirigido n. 1 (Parte B)
    Estudo dirigido 2 Estudo dirigido n. 2
    Estudo dirigido 3 Estudo dirigido n. 3
    Estudo dirigido 4 Estudo dirigido n. 4
    Estudo dirigido 5 Estudo dirigido n. 5
    Estudo dirigido 6 Estudo dirigido Oleio de Lorenzo
    Orientações para apresentação do trabalho Orientações para apresentação da primeira etapa do trabalho
    Orientações para apresentação do trabalho Orientações para apresentação da segunda etapa do trabalho e para a elaboração do trabalho escrito
       
       
Trabalho Quantitativo    
Turma Tarde   Grupo 1 O perfil dos usuários de redes sociais
    Grupo 2 O percurso informacional dos usuários do sistema municipal de transporte público rodoviário da regional Pampulha, cidade de Belo Horizonte
    Grupo 3 Busca de informação sobre questões políticas: uma comparação entre universitários e não universitários
    Grupo 4 Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends
    Grupo 5 Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
    Grupo 6 Jornal do ônibus: acessibilidade e utilização da informação pelos usuários do ônibus convencional e move de Belo Horizonte
Turma Noite   Grupo 1 Mensuração do comportamento dos acadêmicos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Escola de Ciência da Informação (ECI), no tocante a busca de Informação por parte dos mesmos, nos Laboratórios localizados na Biblioteca Profª. Etelvina Lima.
    Grupo 2 Biblioteca Sesc Paladium: Estudo de Usuários da Informação
    Grupo 3 Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu
    Grupo 4 Prática de leitura dos alunos do II ciclo da Escola Municipal Maria das Neves
    Grupo 5 O(a) artista-estudante da Guignard: desafios ao atendimento eficiente
    Grupo 6 O aluno de graduação inserido no sistema de comunicação através dos artigos científicos
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Links de Interesse

 

http://www.abmg.org.br (Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais - ABMG)
  http://worldusabilityday.org/ (Dia Mundial da Usabilidade)
  http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci (Perspectivas em Ciência da Informação)
  http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies (Informação & Sociedade: Estudos)
  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-3786&lng=en&nrm=iso (Transinformação)
  http://www.dgz.org.br/ (Datagramazero)
  http://www.encontros-bibli.ufsc.br/ (Encontros Bibli)
  http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao (Em Questão)
  http://www.ibict.br/cienciadainformacao/ (Ciência da Informação)