Pesquisas em andamento:

Título: Letramento informacional: desafios para formar pessoas competentes no uso de informações
Equipe:
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte; Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu; Bernadete Santos Campello (Coordenadora); Carlos Alberto Ávila Araújo; Paulo da Terra Caldeira; Maria da Conceição Carvalho
.Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2); Doutorado (2).
Período de Execução: Janeiro de 2010 - Em andamento
Descrição: Este projeto se insere na Linha de Pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, no âmbito do eixo temático 2: Práticas informacionais, públicos e mediações, que reúne, entre outros, estudos sobre comportamento informacional, usuários da informação, leitura, competência informacional. O objeto de estudo desta pesquisa é construído com base na noção de “letramento informacional”. O projeto, que deve ser visto em perspectiva ampla, abriga estudos que procuram compreender como a biblioteca e o bibliotecário podem contribuir na formação de usuários que usam a informação e a biblioteca para produzir conhecimentos. Esta perspectiva é ampliada para se compreender como as habilidades informacionais são desenvolvidas e mobilizadas em diversas situações e em diferentes ambientes. Objetivos: 1. compreender a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem; 2. identificar e entender os diversos fatores que podem influenciar a implementação de programas de letramento informacional na escola; 3. entender como as pessoas desenvolvem habilidades informacionais no processo de aprendizagem pela busca e uso de informação; 4. entender como as pessoas experimentam a competência informacional em diversos ambientes e situações.

Título: Práticas Informacionais: abordagem social de estudos de usuários
Equipe: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte (Responsável); ; Carlos Alberto Ávila Araújo; Aurora González-Teruel; Martha Sabelli. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2); Doutorado (2).
Período de Execução: Março de 2014 - Em andamento
Descrição: Estudo das relações entre os sujeitos e os produtos e serviços informacionais, dentro de um campo de pesquisa que recebe diferentes denominações, tais como usuários da informação, comportamento informacional, estudos de público e práticas informacionais. Se articula ainda aos estudos sobre mediação, leitura, apropriação e competência informacional. A perspectiva desta pesquisa se centra na compreensão da experiência dos sujeitos informacionais em suas dimensões históricas, sociais e culturais.

Título: Destrua para construir: incentivando a leitura e a criatividade
Equipe: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte (Responsável); Fernanda Resende Sobreira; Fillipi Miranda Soares; Jéssica Luiza Magalhães de Campos; Paula Ferraz dos Anjos. Alunos envolvidos: Graduação (4).
Período de Execução: Julho de 2015 - Em andamento
Descrição:
A biblioteca escolar é importante organismo de transformação social, espaço no qual se deve considerar a leitura pelo prazer. No Brasil, o hábito de ler tem perdido espaço entre a população. Com intenção de despertar a criatividade, o interesse pela leitura e conscientizar sobre a preservação do livro, o estudo pretende averiguar, pelo conceito da psicologia reversa, se através da atividade de destruição do diário os alunos assimilarão a importância da preservação e uso do livro. A pesquisa será realizada junto ao 7º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental. A metodologia adotada consiste na pesquisa-ação, sendo os instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas a serem aplicados a alunos e professores. Espera-se como desfecho a concepção de uma mostra dos diários produzidos pelos participantes e de uma palestra interativa que trate dos temas leitura e preservação do livro.

Pesquisas concluídas:

Título: O uso do livro eletrônico por universitários de Belo Horizonte para atividades acadêmicas e leitura de lazer
Equipe:
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte (coordenadora da pesquisa)
Juliana da Cunha Alves Pereira (graduanda em biblioteconomia, iniciação científica, PBIC CNPq)
Período de Execução: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2014. 
Descrição: Dando continuidade à pesquisa "O uso de e-books pela comunidade acadêmica da UFMG", busca compreender como está se dando o uso de livros eletrônicos nas demais universidades e faculdades de Belo Horizonte, em nível de graduação, pós-graduação. Pretende-se investigar o uso de livros eletrônicos tanto para atividades acadêmicas (leitura ativa) quanto para leitura de fruição. Para tanto, pretende-se empreender uma pesquisa quanti-qualitativa que investigará alunos de graduação e pós-graduação bem como bibliotecários, através da elaboração e aplicação de questionários e entrevistas. Pretende-se, ainda, no âmbito das publicações acadêmicas universitárias, investigar os demais componentes da cadeia do livro, a saber, autores, editoras, direito autoral (DRM), livrarias e bibliotecas.

Título: O uso de e-books pela comunidade acadêmica da UFMG (Projeto aprovado em Reunião de Câmara em 29 de março de 2012)
Equipe
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte (coordenadora da pesquisa)
Aline de Queiroz Lopes (graduanda em biblioteconomia, iniciação científica, PBIC CNPq)
Ana Lúcia Pereira (graduanda em biblioteconomia, iniciação científica pronoturno)
Período de Execução: Janeiro de 2012 a Dezembro de 2013. 
Linha de pesquisa: Uso e usuários: aspectos teóricos, práticos e metodológicos
Sub-área: Biblioteconomia           
Descrição: O projeto “O uso de e-books pela comunidade acadêmica da UFMG” visa verificar se estão sendo e como estão sendo utilizados os livros eletrônicos por alunos de graduação da UFMG, bem como os impactos causados em seus cotidianos decorrentes dessa mudança de suporte. A proposta de pesquisa consiste em um estudo de usuários composto de duas etapas de coleta de dados, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira fase serão enviados questionários aos alunos da UFMG em formulário eletrônico, visando avaliar a penetrabilidade do livro eletrônico em seus processos informacionais relacionados à vida acadêmica. Já na etapa qualitativa, pretende-se apurar possíveis modificações no comportamento informacional dos indivíduos com o uso de livro eletrônico em suas atividades acadêmicas. Parte-se do pressuposto de que alguns alunos já possuam suportes para livros eletrônicos, mas que muitos ainda não estejam familiarizados com leitores de e-books em seu cotidiano. Pretende-se extrair, para a pesquisa qualitativa, uma amostra de cada um desses grupos para participação em entrevistas em profundidade ou em grupos focais. Os que já utilizam cotidianamente o livro eletrônico responderão a entrevistas acerca de sua experiência; os que ainda não tem contato com as tecnologias que dão suporte à leitura de e-books serão questionados sobre suas expectativas e sobre os motivos de não utilizarem o livro eletrônico.  Finalmente, serão realizadas entrevistas com bibliotecários, a fim de avaliar como e se eles percebem mudanças no comportamento informacional de seus usuários em relação ao uso do livro eletrônico, e que impactos a incorporação de acervo eletrônico causa nos serviços das bibliotecas universitárias.  Espera-se que os resultados das análises dos dados colhidos subsidiem uma melhor compreensão do fenômeno da mudança de suporte do livro no ambiente universitário e no cotidiano acadêmico.

Título: Educação no século XXI: a biblioteca escolar como recurso de aprendizagem e inclusão social
Objetivo: conhecer a realidade das bibliotecas escolares do país, tanto em termos quantitativos como qualitativos, com a finalidade de delinear parâmetros para bibliotecas escolares.
Linha de pesquisa: Uso e usuários: aspectos teóricos, práticos e metodológicos
Sub-área: Biblioteconomia
Início: 03/04/2009 Término: 03/04/2011 atividade do GEBE

Título: Inclusão digital e competência informacional: estudo de novos usuários da informação eletrônica
Descrição
: Acompanhar e avaliar as iniciativas de centros que promovem a inclusão digital verificando se tratam-se simplesmente de iniciativas que promovem acesso físico às tecnologias da informação ou se oferecem inclusão digital em seu sentido mais abrangente, envolvendo competência informacional e inclusão social.
Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Sociedade
Sub-área: Usuários da informação e de sistemas de informação
Início: 08/08/2006 Término: 07/08/2009
Equipe de trabalho: Iniciação científica (voluntária): André Ricardo de Azevedo, Débora Barbosa dos Reis, Gracirlei Maria de Carvalho, Ilma Irani Machado, Izabel antonina de Araújo Miranda, Junio Martins Lourenço.

Título: Aprendizagem pela busca e uso da informação: a influência de habilidades informacionais na aprendizagem
Descrição: A questão que a presente investigação visa a responder é: o domínio de habilidades informacionais vai possibilitar melhor qualidade da aprendizagem? Em que aspectos a aprendizagem melhora quando o aluno realiza um trabalho de pesquisa após estar dominando habilidades de busca e uso da informação?
Linha de pesquisa: Uso e usuários: aspectos teóricos, práticos e metodológicos
Sub-área: Biblioteconomia
Início: 01/09/2006 Término: 30/06/2008
Equipe de trabalho:
Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu - Coordenador
Bernadete Santos Campello - Prof. Pesquisador
Carlos Alberto Ávila Araújo - Prof. Pesquisador
Maria da Conceição Carvalho - Prof. Pesquisador
Paulo da Terra Caldeira - Prof. Pesquisador