ATIVIDADES DE EXTENSÃO

•  Coordenação do projeto de extensão “Contar e Recontar” (2010-2012) / "Conto e Reconto" (2013/2014), vinculado ao programa “Carro-Biblioteca: Frente de Leitura”, idealizado e subcoordenado pela mestranda Pâmela Bastos (2010-2012)
O projeto visa despertar nas crianças e adolescentes, através da contação de histórias, um anseio mais profundo pela leitura e uma interação com a mesma, persuadindo-os a buscarem suas próprias leituras. O projeto tem os seguintes objetivos específicos: estudar a realidade das crianças e adolescentes das comunidades, a fim de assimilar o contexto destes e melhores formas de atuação na prática da contação de histórias; desenvolver a contação de histórias em roda, em espaço aberto, nas próprias comunidades; apresentar os livros dos quais as histórias são lidas, a fim de que os ouvintes conheçam sua estrutura, autores e se interessem em lê-los futuramente; permitir que as crianças e adolescentes, ao se identificarem com as histórias de alguns livros, preparem suas próprias histórias e as contem na roda para os demais; criar um ambiente de interação coletiva que permita a expressão individual de cada ouvinte a partir das histórias contadas.

•  Coordenação do CENEX/ECI (jun/2007 - set/2010)

•  Coordenação do programa de extensão Carro-Biblioteca: Frente de Leitura (2008-2010)
O Programa Carro-Biblioteca/Frente de Leitura é integrado pelos seguintes projetos : 1. Encontros de Leitura; 2. Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecento; 3. Boletim Bairro a Bairro; 4. Educação para preservação : uma estratégia para conservação do patrimônio cultural; 5: A cidadania da infância em hipermídia.. Em termos dos elementos que unem os distintos projetos destaca-se a preocupação em propiciar o acesso e a democratização da informação bem como viabilizar um processo educativo no que se refere à formação de leitores e de usuários que incorporem a preocupação com a preservação dos acervos enquanto bem público. Face a este trabalho que vêm se desenvolvendo ao longo dos anos o Programa conta com o reconhecimento e a legitimidade junto às comunidades que são atendidas e também no contexto da Universidade.

•  Coordenação do projeto de extensão Boletim Bairro a Bairro, vinculado ao programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura (2008-2010)
O Boletim Bairro a Bairro caracteriza-se como um instrumento de comunicação e interação entre as comunidades que integram o Programa Carro-Biblioteca / Frente de Leitura da Escola de Ciência da Informação. Foi implementado em 1997, por iniciativa de uma aluna do Curso de Graduação em Biblioteconomia que, sendo moradora de um dos bairros então atendidos pelo Carro Biblioteca, decidiu desenvolver um projeto que contemplasse uma publicação de caráter comunitário. Em sua concepção original, o projeto caracterizou-se pela publicação de informações utilitárias e de fácil leitura, visando a comunicação de assuntos do cotidiano das comunidades. Em 2003 foi realizado um concurso entre as comunidades atendidas pelo Carro Biblioteca, para a escolha da logomarca do Boletim, que foi adotada pela equipe no período de 2003 a 2006. Em 2007, com o início da circulação do novo veículo do Carro-Biblioteca e início das atividades de inclusão digital, a logomarca do boletim foi substituída pela logomarca do novo veículo, a fim de ressaltar a integração entre os projetos que compõem o Programa Carro-Biblioteca / Frente de Leitura. O Boletim Bairro a Bairro é distribuído mensalmente nas cinco comunidades em que o Carro-Biblioteca atua. A sua receptividade pelas comunidades tem sido avaliada, ao longo destes anos de circulação, como extremamente positiva, havendo demanda por parte do público que valoriza a publicação e incentiva a sua permanência. Além disso, ele consiste em instrumento capaz de levar ao conhecimento das comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca as realizações e demandas da própria comunidade, além de garantir o relacionamento e a troca de informações entre as cinco comunidades entre si, bem como entre as comunidades e a universidade.

 

.

Apresentação Carro-Biblioteca 2010
Apresentação Carro-Biblioteca 2009
Apresentação Carro-Biblioteca 2008
Vídeo Apresentação Programa 2010 (Produção Thiago Doro)
Vídeo Apresentação Programa 2009 (Produção Thiago Doro)
Vídeo da Visita do Carro Biblioteca ao Centro Cultural Vila Fátima (14/04/2009)
Entrevista Circuito UFMG (07 outubro 2008)
Vídeo Circuito UFMG (16 abril 2008)
Entrevista Circuito UFMG (08 janeiro 2008)
Vídeo Carro-Biblioteca (Clip1)
Vídeo Carro-Biblioteca (Clip 2)
Slides do Carro Biblioteca exibidos na Mostra de Profissões 2009 da UFMG
Apresentação CBBD 2009: CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO
Relatório Anual de Atividades do Carro-Biblioteca 2009
Relatório Anual de Atividades do Carro-Biblioteca 2008
Relatório Anual de Atividades do Carro-Biblioteca 2007